jueves, 25 de septiembre de 2014

Teatro Adolpho Mello, Sao José, Grande Florianópolis, SC, BR.











     "A casa de teatro mais antiga de Santa Catarina fez aniversário neste mês de setembro. O Teatro Adolpho Mello, no Centro Histórico de São José, completou 155 anos no dia 17, com direito à comemoração especial. Há muitos motivos para celebrar: o antigo Teatro Municipal é o terceiro mais antigo do Brasil e já passou por maus bocados – teve de ser fechado diversas vezes por precisar de reformas e chegou a ser posto à venda, há cerca de 40 anos, mas hoje está sendo bem cuidado e é um espaço vivo, bastante usado pela comunidade.

     O prédio, com espaço para 147 pessoas, começou a ser construído em 1854 e foi inaugurado em 1856 por um grupo de teatro local, que costumava ensaiar no salão paroquial da Igreja. Em 1979 o edifício foi posto sob a responsabilidade do Governo do Estado e sofreu um grande restauro, passando a ser utilizado como sala de cinema, sob o nome “Adolpho Mello” – uma homenagem ao violinista, compositor e jornalista natural de São José. Em 1989 o Teatro voltou a ser administrado pelo Município e recuperou sua função original.

     Além de ser uma casa de espetáculos que recebe apresentações de música, teatro e dança, desde 1989 o Adolpho Mello oferece oficinas, que atendem, hoje, cerca de 300 pessoas, desde crianças até idosos. “Nosso curso de teatro é anual e trabalhamos improvisação, jogos teatrais, montagens de textos... Sempre fazemos apresentações no final do ano”, informa o diretor de Cultura da Fundação Municipal de Cultura e Turismo, Charles Colzani.

    Por ser um prédio muito antigo, o teatro precisa de operações constantes de manutenção. “Tem um problema seriíssimo de infiltração, porque a construção dele não foi feita com cimento; foi feita com óleo de baleia, casca de berbigão... E ainda tem os pombos da praça, que tiram as telhas do lugar. Então o prédio precisa de cuidados muito especiais, manutenção diária – tem que abrir as janelas todos os dias, fazer limpeza”, conta Colzani, que revela também a necessidade de reformas constantes. O Município aguarda a liberação de verba federal para um novo restauro do Teatro.

   Mas tanto trabalho vale a pena, acreditam os alunos e funcionários da Fundação de Cultura que freqüentam o Teatro. Professora de artes cênicas das oficinas, Mariângela Leite acredita na importância dos projetos desenvolvidos no Adolpho Mello: “Estamos plantando sementes culturais nas pessoas que passam por nossas oficinas.” "

Fonte: Oi Sao José
Foto: RJung

1 comentario:

  1. Titanium Wok | Tithi Tech
    This is titanium 3d printing the final version of mens black titanium wedding bands the Titanium Wok. For seiko titanium instance, it comes with an adjustable blade, which is essentially a standard titanium trim hair cutter reviews 1/3" razor titanium dioxide formula with a $2.39 · ‎In stock

    ResponderEliminar