viernes, 19 de septiembre de 2014

Ponte Hercílio Luz





Ponte Hercílio Luz







      "As mais de 4 mil toneladas de aço que parecem flutuar sobre o estreito das baías Norte e Sul, entre a Ilha de Santa Catarina e  o continente, mudaram para sempre a paisagem da capital catarinense, a rotina diária dos seus moradores e o destino de toda a regiao. A partir do término da construçao da Ponte Hercíio Luz, um marco da engenharia mundial e da ousadia de um político, o espaço urbano ao seu redor ganhou novos contornos, a economia tomou novos rumos e Florianópolis uniu-se definitivamente ao interior do Estado. Por outro lado, a atividade comercial portuária desapareceu gradativamente, até sumir por completo.

   Tudo era complicado na Florianópolis das primeiras décadas do século XX. A cidade sofria com problemas de comunicaçao, de transporte e de abastecimento, sem contar que o isolamento gerado pela ausência de uma travessia física inflava o movimento que defendia a Idoia de que a capital do Estado deveria estar no continente, de preferência na regiao central catarinense. Hercílio Pedro da Luz, entao em seu terceiro mandato como governador, surpreendeu a todos com a decisao de construir a Ponte Independência.

  A obra das fundaçoes começou em dezembro de 1922, depois de um conturbado processo de financiamento e de mudanzas no projeto original. Entre as novidades tecnológicas estava a substituiçao dos cabos de aço, usados até entao para a sustentaçao de pontes pênseis, por barras de olhais em aço de alta tensao com tratamento térmico, e o inédito processo de montagem do vao central. Um cabo provisório segurou as barras de olhais, enquanto as peças  das treliças eram içadas dando a forma final da estrutura. As torres, cada uma com 74,2 metros de altura, seguram o peso do vao livre; sua forma flexible de construçao garante o movimento horizontal exigido pela traçao provocada pelas barras. Superlativas, as fundaçoes consumiram 14,3 mil metros cúbicos de concreto e outras 522 toneladas de cimento.

   Com 821 metros de extensao e 339 metros de vao central, a obra foi inaugurada em 13 de maio de 1926, sem a presenta de Hercílio Luz, falecido quase dois anos antes. O nome da ponte, que se chamaria Independência, foi trocado, em homenagem ao seu idealizador. Em 1982, a ponte foi interditada para  trânsito de veículos, por falta de segurança. As duas outras pontes similares, localizadas nos Estados Unidos, haviam desaparecido anos antes; umas desabou e a outra foi desmontada. Em março de 1988 a Hercílio Luz chegou a ser liberada para pedestres, bicicletas, motos, veículos de traçao animal e socorro, mas voltou a ser fechada em 1991.

  Tombada em esfera municipal, estadual e nacional, como patrimônio histórico, artístico e arquitetônico, espera a conclusao do projeto para a sua restauraçao e reabertura."

Fonte: Livro Alicerces da Memória
Foto: Divulgaçao


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