Ponte Hercílio Luz
"As mais
de 4 mil toneladas de aço que parecem flutuar sobre o estreito das baías Norte
e Sul, entre a Ilha de Santa Catarina e
o continente, mudaram para sempre a paisagem da capital catarinense, a
rotina diária dos seus moradores e o destino de toda a regiao. A partir do
término da construçao da Ponte Hercíio Luz, um marco da engenharia mundial e da
ousadia de um político, o espaço urbano ao seu redor ganhou novos contornos, a
economia tomou novos rumos e Florianópolis uniu-se definitivamente ao
interior do Estado. Por outro lado, a atividade comercial portuária desapareceu
gradativamente, até sumir por completo.
Tudo
era complicado na Florianópolis das primeiras décadas do século XX. A cidade
sofria com problemas de comunicaçao, de transporte e de abastecimento, sem
contar que o isolamento gerado pela ausência de uma travessia física inflava o
movimento que defendia a Idoia de que a capital do Estado deveria estar no
continente, de preferência na regiao central catarinense. Hercílio Pedro da
Luz, entao em seu terceiro mandato como governador, surpreendeu a todos com a
decisao de construir a Ponte Independência.
A obra
das fundaçoes começou em dezembro de 1922, depois de um conturbado processo de
financiamento e de mudanzas no projeto original. Entre as novidades
tecnológicas estava a substituiçao dos cabos de aço, usados até entao para a
sustentaçao de pontes pênseis, por barras de olhais em aço de alta tensao com
tratamento térmico, e o inédito processo de montagem do vao central. Um cabo
provisório segurou as barras de olhais, enquanto as peças das treliças eram içadas dando a forma
final da estrutura. As torres, cada uma com 74,2 metros de altura, seguram o
peso do vao livre; sua forma flexible de construçao garante o movimento
horizontal exigido pela traçao provocada pelas barras. Superlativas, as
fundaçoes consumiram 14,3 mil metros cúbicos de concreto e outras 522 toneladas
de cimento.
Com 821
metros de extensao e 339 metros de vao central, a obra foi inaugurada em 13 de
maio de 1926, sem a presenta de Hercílio Luz, falecido quase dois anos antes. O
nome da ponte, que se chamaria Independência, foi trocado, em homenagem ao seu
idealizador. Em 1982, a ponte foi interditada para trânsito de veículos, por falta de segurança. As duas outras
pontes similares, localizadas nos Estados Unidos, haviam desaparecido anos
antes; umas desabou e a outra foi desmontada. Em março de 1988 a Hercílio Luz
chegou a ser liberada para pedestres, bicicletas, motos, veículos de traçao
animal e socorro, mas voltou a ser fechada em 1991.
Tombada
em esfera municipal, estadual e nacional, como patrimônio histórico, artístico
e arquitetônico, espera a conclusao do projeto para a sua restauraçao e
reabertura."
Fonte: Livro Alicerces da Memória
Foto: Divulgaçao
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